Fraco desempenho da indústria e das vendas no varejo derruba prévia do PIB

Carolina Oms - Folhapress
Publicado em 12/04/2013 às 11:24.Atualizado em 21/11/2021 às 02:46.

BRASÍLIA - O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, recuou 0,52% em fevereiro ante janeiro - resultado com ajuste sazonal, que desconsidera efeitos de determinado período do ano.

No acumulado em 12 meses até fevereiro, a alta no indicador é de 0,83%, informou nesta sexta-feira (12) o Banco Central. Na comparação com fevereiro de 2012, o IBC-Br avançou 1,88%.

O resultado reflete o fraco desempenho da produção industrial e das vendas no varejo.

Diante da perda de ritmo na maior parte dos setores, a indústria brasileira registrou perda de 2,5% de janeiro para fevereiro, o pior resultado desde dezembro de 2008.O indicador registrou queda em 11 dos 14 Estados e regiões pesquisados pelo IBGE.

Já as vendas do varejo caíram 0,4% em fevereiro, na taxa livre de influências sazonais. Trata-se do pior desempenho para fevereiro desde 2003. Segundo o IBGE, preços maiores de alimentos, combustíveis e outros itens afetaram o consumo e desestimularam as vendas, apesar do rendimento seguir em alta.

Para o economista Rafael Bacciotti, da Tendências Consultoria, o IBC-Br foi "fraco" e a economia ainda caminha com "bastante oscilação". "[A economia] não entrou numa trajetória clara de recuperação, dependendo de setores que sobem em um mês e caem no outro, em um movimento bastante incerto", avalia.

O resultado, apesar do recuo, foi melhor do que as expectativas. A mediana das previsões de analistas ouvidos pela Reuters era de um recuo de 0,80% na atividade, com as projeções de queda variando de 0,50% a 1,10%.


Projeções

Apesar da queda em fevereiro, o economista da Tendências espera que o PIB volte a dar sinais de crescimento em março.

Segundo Bacciotti, isso já pode ser observado nos indicadores antecedentes da produção industrial de março e reforça as projeções de que o PIB do primeiro trimestre deste ano continuará se expandindo em relação ao resultado do último trimestre de 2012 (+0,6%).

Em relatório, a LCA Consultores também estima avanço no PIB do primeiro trimestre com base nos dados do IBC-Br. "Nossa expectativa é de que o PIB tenha um avanço dessazonalizado próximo de 1,5% no trimestre".

Segundo a LCA, essa avaliação é reforçada pelos dados da safra agrícola do IBGE. De acordo com as estimativas da consultoria, esse componente do PIB deve registrar uma elevação próxima de 6,5% em 2013, após recuo de 2,3% em 2012.


Indicador

O índice de atividade do Banco Central divulgado hoje é um indicador de abrangência nacional que busca refletir mensalmente a atividade econômica em determinado período.

O indicador acompanha a atividade econômica através de variáveis cujos comportamentos estão correlacionados à produção realizada nos três setores da economia brasileira (agropecuária, indústria e serviços) e dos impostos.

Já o PIB (Produto Interno Bruto), calculado e divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), não mede simplesmente a produção da economia, mas sim o valor adicionado pelos setores.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por