Franqueador multimarcas abre primeira unidade em BH

Bruno Porto - Hoje em Dia
21/04/2013 às 09:53.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:00

Minas Gerais é o quarto maior mercado para franquias no Brasil. Aqui, esse segmento movimenta R$ 100 bilhões ao ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2012, o setor registrou no Estado crescimento de 18% sobre o ano anterior, acima dos 16,2% da média nacional.

Foi em busca desse mercado que a Franchise Store – pioneira e líder no país em venda de franquias multimarcas – chegou a Belo Horizonte há cerca de um mês.

O modelo de negócio foi criado em São Paulo em dezembro de 2008. São mais de 700 franquias vendidas, 420 pontos comerciais negociados e cerca de R$ 400 milhões movimentados em quatro anos. A meta para Minas é movimentar R$ 14 milhões em 2013.

O portfólio da Franchise Store conta com 70 marcas dos mais variados segmentos, como lavanderias, cosméticos, redes de fast-food e academias, entre outros. São marcas como Bobs, Spoleto, Colcci, Fórmula Academia, Adidas e outras. A remuneração do negócio é feita pelas marcas franqueadas.

As oportunidades de abertura de franquias exigem um investimento inicial de R$ 100 mil a R$ 1,1 milhão. De acordo com a sócia-diretora da Franchise Store, Filomena Garcia, o retorno do capital alocado demandará entre 24 e 36 meses. “Percebemos uma procura maior por franquias nos setores de beleza e saúde, educação e lavanderia”, disse.

Crescimento

A presença em terras mineiras vai colaborar para um crescimento da ordem de 15% em 2013 no faturamento global da companhia.

A Franchise Store já atendia aos empreendedores mineiros por meio de sua unidade em São Paulo, mas em meados de março ganhou presença física no Estado por meio da Anewton Franchising.

Desde 2012, a Anewton – que agora é a primeira franquia da Franchise no Estado – realiza o serviço de terceirização da gestão de franquias. Um dos cases de sucesso é o do escritório NTW Contabilidade, sediado no Vale do Aço. Após se tornar uma rede franqueada, o escritório rompeu as fronteiras do país e vai inaugurar em breve uma unidade em Moçambique.

“Há um movimento muito grande. No primeiro ano pretendemos negociar 35 franquias. As pesquisas revelam que, em média, as marcas mais comercializadas estão na faixa de R$ 250 mil”, disse Lucien Newton, diretor-executivo da Anewton.

O retorno do investimento em franquias não ocorre de forma diferente de outros modelos de negócio. Está atrelado ao perfil do empreendimento e do empreendedor e, obviamente, ao comportamento da economia.

A sócia-diretora da Franchise Store, Filomena Garcia, dá a dica: “Tem que entender como o mercado funciona, ter afinidade com o segmento que escolheu para a franquia e dedicar tempo ao negócio”, recomendou.


http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por