Governo oficializa Ceará, Maranhão e Piauí como estados livres de aftosa

Venilson Ferreira
Publicado em 06/09/2013 às 10:06.Atualizado em 20/11/2021 às 21:42.

BRASÍLIA - O Ministério da Agricultura publicou na edição desta sexta-feira, 06, do Diário Oficial da União três instruções normativas reconhecendo Ceará, Piauí e Maranhão como parte da zona livre de aftosa com vacinação, que é composta também por Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e centro-norte do Pará. O próximo passo do governo será encaminhar documentação para obter o reconhecimento do novo status pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, fecha hoje o ciclo de viagens aos Estados para oficializar o status de zona livre de aftosa com vacinação. Ele participa logo mais, às 10 horas, de cerimônia em Maceió (AL), juntamente com o governador Teotônio Vilela (PSDB). Às 15 horas haverá solenidade em Parnamirim (RN), com a participação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

As instruções normativas divulgadas hoje estabelecem as regras de trânsito de animais e produtos destes Estados para as áreas que já tem reconhecimento internacional. As carnes só podem ser destinadas ao mercado interno e, no trânsito de animais, está dispensada a realização de testes quando a finalidade for o abate imediato.


Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por