Imposto

IPTU 2023: vale a pena pagar à vista ou parcelar? Especialista diz qual é a melhor opção

Arthur Lage
arthur.lage@hojeemdia.com.br
26/01/2023 às 19:48.
Atualizado em 26/01/2023 às 19:58

O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2023 pode ser pago  à vista em BH com desconto de 6% até esta sexta-feira (27). No entando, o dono do imóvel pode achar o parcelamento mais viável caso não tenha em mãos o dinheiro para pagamento integral, afirma especialista.

Segundo Eduardo Coutinho, professor de finanças e coordenador geral da graduação do Ibmec BH, todo desconto à vista a partir de 5% pode representar uma diferença real no bolso das pessoas.

"Se o contribuinte tem o dinheiro disponível em mãos, o melhor é pagar à vista e ficar livre dessa conta. Financiar só em último caso, e de preferência pagando à vista o máximo de parcelas que puder”, explica.

De acordo com ele, quem optar pelo parcelamento não estará em uma situação "ruim" porque os juros aplicados mensalmente no imposto são considerados baixos. "A taxa de juros do IPTU parcelado é de pouco mais de 1% (ao mês). Esse número é muito baixo se comparado ao padrão brasileiro de financiamento para pessoas físicas", afirma Eduardo.

O especialista explica que os descontos promovidos pelas prefeituras têm como objetivo incentivar os contribuintes a pagarem o valor integral. Com isso, os municípios conseguem antecipar a receita e ter mais recursos em caixa no início do ano.

Belo Horizonte
Os contribuintes da capital podem ter acesso ao desconto de 6% até esta sexta (27) em caso de pagamento integral da guia. Segundo a Prefeitura, o percentual é válido para quitação de qualquer valor entre o mínimo e o máximo estabelecidos no boleto.

Para quem optar pelo parcelamento do imposto, as guias deverão ser emitidas pelo site da PBH ou PBH App a partir de fevereiro de 2023. Serão 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês.

Região Metropolitana
Em Contagem, as guias poderão ser pagas à vista, com desconto de 12%, até 15 de março, ou parcelado em 10 vezes com o vencimento da primeira parcela em 15 de março e as demais com vencimento no dia 15 de cada mês.

Já em Sabará, existe uma lei que permite os contribuintes que possuem pés de jabuticaba nos imóveis a receberem desconto no imposto. Segundo a Prefeitura, as pessoas devem procurar a Secretaria Municipal da Fazenda para terem acesso ao benefício. As guias do IPTU ficarão disponíveis em abril. Em 2022, o desconto para quem pagou à vista em Sabará foi de 10%.

Em Santa Luzia, a previsão é que as guias estejam disponíveis a partir da primeira quinzena de abril, segundo a Prefeitura.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por