John Kasarda: "O futuro da economia de Minas passa por Confins"

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
Publicado em 10/07/2013 às 06:58.Atualizado em 20/11/2021 às 19:54.

Galgar de economia de commodities para manufaturados e, por fim, microtecnologia. Esta é a meta estabelecida para Minas Gerais para os próximos 17 anos, com a conclusão das obras de construção da primeira aerotrópolis (cidade construída ao redor de um aeroporto) da América Latina.

Segundo o professor e desenvolvedor do conceito, o norte-americano John Kasarda, o desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em função do aeroporto internacional de Confins, é mais do que um projeto, é uma estratégia global de alavancagem dos setores urbanos dentro da economia.

“A conectividade entre a RMBH e o terminal vai alavancar a capital mineira de tal forma que ela poderá competir não só com Rio de Janeiro e São Paulo, mas com o mundo”, afirma Kasarda, que lança, nesta quarta-feira (10), seu livro sobre o tema aerotrópolis.

Concessão

Para o professor, é importante considerar, desde já, a possibilidade de incluir players internacionais no processo de concessão do aeroporto, previsto para outubro.
“Isso aumentará a competitividade, o que, consequentemente, diminui os preços e atrai mais investimentos. A partir daí, mais empregos são gerados, a renda aumenta, os impostos locais, também, e o governo torna-se mais capaz de investir em educação, saúde e infraestrutura”, diz Kasarda.

De acordo com o subsecretário de Investimentos Estratégicos de Minas Gerais, Luiz Antônio Athayde, a meta é gerar cerca de 400 mil empregos na RMBH com o desenvolvimento da aerotropolis, que deverá, ainda, aproximar as cidades do terminal de Confins.

“A distância física não importa. O que vale, sempre, é o tempo gasto para percorrê-la. O desenvolvimento da conectividade se dará pelas novas vias que serão construídas”, afirma Athayde, referindo-se ao Rodoanel Norte.
 

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