OTIMISMO

Lojas abertas no feriado: comerciantes esperam aquecimento nas vendas para o Dia das Crianças

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/10/2022 às 07:30.

(Fernando Frazão/Agência Brasil )

A expectativa entre os lojistas é que o funcionamento do comércio nesta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e celebração do Dia das Crianças, aqueça as vendas de última hora em torno da data. 

“O brasileiro tem tradição em realizar as compras perto das datas comemorativas. Além disso, o pagamento dos salários, feito há poucos dias, certamente deve incrementar as vendas”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

De acordo com ele, a expectativa de tíquete médio é de R$ 122,05 por presente. O valor é 25% maior que no último ano. 

“BH poderá receber uma injeção de R$ 2,32 bilhões ao longo do mês de outubro, representando um crescimento de 1,15% em comparação ao mesmo período de 2021. O Dia das Crianças atua como um termômetro para o varejo e é uma oportunidade para identificar se as pessoas estão dispostas a consumir”, diz. 

Proprietário de uma loja de brinquedos no bairro Padre Eustáquio, o lojista Altair Resende, estima que o movimento seja positivo no feriado. “Geralmente os dias 11 e 12 costumam ter bom desempenho. Vamos funcionar entre 9h às 19h para atender a demanda”, afirma o comerciante.

Altair também destacou que, para aumentar as vendas da data, “colocou mais de 200 itens em promoção e vai oferecer pagamento em até seis vezes sem juros”.

Jaqueline Bacha, dona de uma loja de roupas em Venda Nova, preparou promoções em itens infantis, como bermudas.

“Há grande expectativa para brinquedos, roupas e calçados infantis. O comércio precisa de cada data para se recuperar após tantas crises e pandemia”, destaca.

Contraponto 

Enquanto alguns acreditam que o dia pode estimular vendas, outros apontam que “quem tinha que comprar, já comprou”. Marcelo Oliveira Nunes da Silveira, presidente Associação de Lojistas de Shopping Centers (AloShopping), afirma que, ao contrário do Natal, o Dia das Crianças não têm a tradição de “gerar compras de última hora”. 

“Geralmente, as pessoas compram com antecedência para poder presentear no início do dia. Muitas pessoas viajam no feriado também, então, não faz muito sentido deixar para a última hora”, diz. 

Apesar disso, ele projeta um resultado melhor do que no ano passado. 

“A expectativa é que as vendas sejam 12% maiores do que em 2021 considerando o período que engloba as duas últimas semanas anteriores ao Dia das Crianças”, afirma. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por