O Pebble Beach Concours d’Elegance é um evento sofisticado, que acontece na Califórnia e recebe raridades sobre rodas. Além de automóveis clássicos exibidos naquela grama indefectivelmente aparada, fabricantes também utilizam o encontro como vitrine para exibir veículos conceituais e apresentar novas tecnologias. E foi nesse cenário que a BMW exibiu, ontem, o M4 GTS.
Visto na foto, a impressão que se tem é que se trata de um M4 que ganhou um banho de loja, com novas rodas, aerofólio superdimensionado, além de firulas decorativas. Mas seu segredo está sob o capô, mas precisamente no cabeçote.
A unidade biturbo 6 cilindros 3.0, que originalmente desenvolve 431 cv, recebeu um sistema de refrigeração no coletor de admissão que pulveriza água para reduzir a temperatura das câmaras de combustão.
Segundo a BMW, com a temperatura mais baixa diminui-se o risco de pré-detonação (queima da gasolina), permitindo avançar o ponto de ignição e elevar a pressão do turbocompressor, que por sua vez gera ganho de potência e torque.
O M4 GTS tem sido utilizado no mundial de motociclismo (Moto GP) como carro madrinha e sua exibição em Pebble Beach é a primeira vez que aparece como modelo de rua. No entanto, sua produção em série não é confirmada, já que os executivos deixam a entender que a tecnologia, a princípio, será aplicada em competições.
“Enquanto o M4 encarna a combinação ideal de um esportivo e a funcionalidade de um automóvel de uso cotidiano, o M4 GTS visualiza um modelo especial, com um foco nas pistas de corrida”, explica o presidente do Conselho Administrativo da BMW M, Frank van Meel.