As exportações do País por meio de contêiner cresceram 1,3% em 2013 em relação ao ano anterior, enquanto as importações subiram 8,5% na mesma base de comparação, informou relatório da Maersk Line divulgado nesta quinta-feira, 20, que reflete o desempenho mundial da indústria naval com o Brasil. O crescimento dos volumes totais transportados em 2013 foi de 5,1%, acima da previsão de 4% que a Maersk Line havia anunciado para 2013.
O comércio internacional via contêiner com o Brasil cresceu 8,3% no quarto trimestre de 2013, ante igual período de 2012. As exportações aumentaram 6,3% estimuladas pela venda de aves, aço e papel celulose - o crescimento de carga refrigerada foi de 7,1% e de contêineres secos, de 6,6% na mesma base de comparação. Segundo a empresa, as exportações brasileiras em 2013 foram prejudicadas pela deficiente estrutura dos acessos aos portos brasileiros e da integração entre meios de transporte do País.
As importações subiram 9,8% no quarto trimestre do ano passado ante igual período de 2012. Todos os segmentos da indústria, exceto alimentos e bebidas e papel e celulose, tiveram aumento nas importações no período, informou a Maersk Line.
http://www.estadao.com.br