Medidas para reduzir a conta de energia em 28% saem nesta terça

Bruno Porto - Do Hoje em Dia
11/09/2012 às 09:26.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:10
 (Cemig/Divulgação)

(Cemig/Divulgação)

O governo federal detalhará hoje as medidas para baratear a conta de luz, que terá um alívio de 16% para os consumidores residenciais e de até 28% para a indústria, a partir de 2013, conforme adiantou o Palácio do Planalto. Atualmente, 23 impostos e 13 encargos incidem nas tarifas de energia, e será via redução desse cipoal que o governo vai aliviar a conta para o consumidor.

Três encargos serão eliminados do cálculo das tarifas: Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR) e Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Conforme estudo da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), os tributos e encargos representam 37% da tarifa residencial no Brasil, percentual superado apenas por Dinamarca (55%)e Alemanha (40,6%).

Para o economista da Fiemg, Paulo Casaca, uma tarifa menor para os consumidores residenciais terá impacto geral na economia. “Facilita para manter taxas de juros mais baixas, uma vez que a pressão inflacionária vai diminuir. Sendo assim, indiretamente, favorece também a indústria”, disse.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por