Os antigos serviços de voz e envio de torpedos das operadoras de telefonia móvel estão seriamente ameaçados pelos aplicativos de troca instantânea de mensagens por meio da internet. Ferramentas como Whatsapp, Viber e WeChat estão sendo cada vez mais usadas por quem tem smartphones, tomando lugar das ligações e dos SMS.
Para o presidente da empresa de consultoria em telecomunicações Teleco, Eduardo Tude, o uso desses aplicativos é uma tendência mundial. O WeChat já congrega 300 milhões de usuários, enquanto o Whatsapp conta com 250 milhões e o Viber, com 200 milhões. Essa pressão seria o motivo, segundo Tude, do reposicionamento estratégico das operadoras, que derrubaram os preços dos serviços tradicionais.
“As empresas de telefonia estão agressivas. Já oferecem planos de menos de R$ 1 por dia para torpedos ilimitados e ligações entre clientes da mesma operadora. Esse pode ser o motivo de ainda não ter sido registrada queda significativa dos serviços de voz”, explica.
Importância
O diretor regional da Vivo em Minas Gerais, Renato Gomes, diz que não enxerga os aplicativos como inimigos da telefonia, uma vez que eles dependem da rede de dados para funcionar.
“São serviços complementares. Tanto que, entre abril e junho deste ano, registramos crescimento de 37,5% da receita de internet móvel. E, ainda, um crescimento substancial do tráfego de voz”, afirma.
Já o diretor de Serviços de Valor Agregado da Claro, Alexandre Olivari, diz que ainda não foi verificada queda significativa no envio de SMS. No entanto, ele reconhece que os brasileiros têm motivos para deixar os torpedos de lado. “O Brasil posicionou o serviço de SMS a um custo muito alto em relação ao de voz e, por isso, os usuários nunca se acostumaram a enviar tanto. Estão começando agora porque há pacotes baratos, mas, principalmente entre os jovens, a tendência é o uso dos aplicativos, que têm aumentado o faturamento dos serviços de valor agregado”, diz.
Por e-mail, a TIM informou que registrou aumento de receita em função de oferta de dados e SMS. Do mesmo modo, a Oi comunicou que houve crescimento do tráfego de voz e SMS e que clientes estão adaptados tanto a esses serviços quanto aos aplicativos.