(Arquivo Hoje em Dia)
Belo Horizonte será a primeira capital brasileira a sediar uma Reunião da Organização Internacional do Café (OIC). O encontro acontecerá em setembro de 2013. A decisão sobre a sede da 50ª edição foi tomada na última segunda-feira (24), em Londres, pelo colegiado da entidade.
Na pauta da reunião da OIC, que começou no último dia 24 e se encerra na próxima sexta-feira, continuam os debates dos 70 países-membros abordando a situação do mercado, papel da OIC na promoção do consumo e a ampliação dos mercados do café no mundo.
Aposta
Presente ao encontro, o presidente das Comissões Técnicas de Café da Confederação (CNA) e da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Breno Mesquita, destaca que a reunião deste ano conta com diversos representantes dos países-membros. “Como a OIC é formada por países produtores e consumidores, em 2013 será a oportunidade deles conhecerem o trabalho realizado em Minas Gerais e atestar a qualidade do produto”, disse.
A OIC representa 38 países exportadores e 32 importadores, responsáveis por 97% da produção mundial de café e mais de 80% do consumo global do grão.
Diferencial
Para o assessor especial de Café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), Niwlton Castro Moraes, Minas possui grande diversidade de produto com várias nuances de blends (misturas de grãos variados). “Fator que diferencia Minas do mundo”, disse. De acordo com dados da Faemg, o grão representa 7,8% do PIB do agronegócio mineiro. É cultivado em 607 dos 853 municípios do Estado, sendo a principal atividade econômica em 340 deles.