Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Mineirão fica sem gerar energia durante a Copa das Confederações

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
Publicado em 25/06/2013 às 06:57.Atualizado em 20/11/2021 às 19:26.

A Usina Solar Fotovoltaica (USF) do estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, não será inaugurada na Copa das Confederações, que termina no próximo dia 30, conforme previa o cronograma da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e do governo do Estado. Devido à realização de testes na usina, o início da operação foi adiado para julho. Trâmites na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a regularização da usina também estão em curso.

Outro problema que afetou o cumprimento do cronograma, segundo afirma o gestor do projeto Mineirão Solar da Cemig, Alexandre Heringer, foi a realização dos últimos eventos no estádio e da Copa das Confederações. “Por exigência da Fifa, os funcionários que entram no estádio são credenciados diariamente, o que atrasa o processo. Já no caso dos shows, o Mineirão fica interditado pelo menos durante três dias, um antes do evento e um depois”, diz.


Estrutura

A USF Mineirão custou aproximadamente R$ 10,5 milhões. Do montante, 80% foram financiados com recursos do Banco de Desenvolvimento da Alemanha, Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).

Com 1,42 megawatt de potência instalada, a usina será interligada à rede de distribuição da Cemig e terá capacidade para abastecer aproximadamente 900 casas. O empreendimento funcionará em esquema de geração distribuída, modelo em que uma estrutura geradora pode injetar o excedente da eletricidade na rede.

Ou seja, de manhã, enquanto a usina estiver gerando, a energia é injetada na rede. À noite, o estádio utiliza a eletricidade que vem direto da companhia. No final do mês, haverá um balanço e a conta a ser paga será resultado do saldo.

A montagem da usina começou em dezembro do ano passado. Quase 6 mil placas fotovoltaicas foram instaladas no Gigante da Pampulha.

Toda a montagem já foi concluída.


Aprendizado

A iniciativa de instalar uma central geradora de energia a partir dos raios do sol no Mineirão foi inspirada nos estádios de Freiburg, considerada a capital solar da Alemanha, e de Berna, na Suíça, e nos estádios solares construídos para a Eurocopa 2008.

De acordo com Heringer, a usina fotovoltaica do Mineirão servirá como aprendizado no modelo de geração distribuída. “Com a usina, veremos o ciclo completo em funcionamento: geração, comercialização e gestão”, diz.

No Mineirinho também está prevista a implantação de uma usina fotovoltaica. Esta usina, no entanto, está em processo de elaboração de edital. Os empreendimentos fazem parte do Projeto Minas Solar 2014 da Cemig, que receberá investimentos da ordem de R$ 28 milhões.

Leia mais na Edição Digital.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por