Natal: com descontos melhores, 70% dos que não fariam compras mudariam de ideia

Estadão Conteúdo
20/12/2016 às 09:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:09

(Flávio Tavares / arquivo Hoje em Dia)

A chave para atenuar a queda de vendas neste Natal é oferecer descontos maiores. Uma pesquisa online realizada na semana passada mostra que quase 70% dos consumidores que não pretendem ir às compras estariam dispostos a rever essa decisão se receberem descontos agressivos e frete grátis nas lojas de comércio eletrônico. A pesquisa foi feita com mais de 600 consumidores internautas pela empresa Mercado Pago, especializada em soluções de pagamento para o comércio eletrônico.

De acordo com a enquete, entre os que não pretendem comprar presentes neste Natal, que representam quase 40% dos entrevistados, 38% consideram os preços cobrados pelas lojas muito elevados. Outro fator apontado para não consumir na data é a necessidade de economizar. Diante do cenário adverso da economia brasileira, com aumento do desemprego e da insegurança, 37% alegaram que vão poupar os recursos.

Leia mais
Natal deve ter 2º pior resultado desde 2001, prevê CNC

Na análise do economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri, o desempenho de vendas deste Natal está nas mãos do departamento de marketing das empresas em oferecer descontos mais agressivos. "Este Natal depende da oferta e do marketing", ressalta o economista. Ele observa que, com a popularização do smartphone ficou mais fácil para o brasileiro comparar preços entre lojas físicas e virtuais e ir em busca da melhor oferta.

Parcelado
Em tempos de crise, o pagamento parcelado sem juros no cartão de crédito é a opção preferida por mais da metade (54%) dos entrevistados pela enquete que planejam ir às compras no comércio online.

Já as opções de pagamento que exigem um desembolso quase imediato do dinheiro, como o cartão de crédito à vista e o boleto bancário,estão em segundo plano. Segundo a pesquisa, 16% dos que planejam ir às compras vão optar pelo pagamento à vista no cartão de crédito e 15% pelo boleto bancário.

Em relação ao valor desembolsado nas lojas de comércio online, a pesquisa mostra que 48% dos entrevistados que estão dispostos a ir às compras neste fim de ano pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 500 com todos os presentes. Como é a primeira vez que a pesquisa é feita, não há parâmetro para avaliar se a cifra encolheu. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por