Otimista, comércio de Belo Horizonte prepara o Natal

Franciele Xavier - Hoje em Dia
Publicado em 02/11/2013 às 08:08.Atualizado em 20/11/2021 às 13:51.

Faltando menos de dois meses para o Natal, o comércio de Belo Horizonte já abastece os estoques e deu início às admissões de trabalhadores temporários para a data mais importante do ano para o setor. A movimentação dos comerciantes está em sintonia com a projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), que estima um faturamento de R$ 3,1 bilhões no mês, valor 6% superior ao registrado em igual período de 2012, quando houve alta de 9%.

Na loja de calçados Carmem Steffens do Boulevard Shopping, no Santa Efigênia, a gerente Aline Nascimento espera que as vendas de dezembro cresçam cerca de 30% em relação às de novembro e outubro. “Pelo menos duas pessoas serão contratadas, pois não temos quadro de pessoal para atender no Natal, época em que o movimento aumenta muito, principalmente quando o shopping investe em promoções para atrair mais clientes”, afirma.

No mesmo centro de compras, a loja de brinquedos da rede RiHappy prevê crescimento de 10% nas vendas, em comparação com o Natal do ano passado. Para reforçar a equipe de vendedores, a rede vai admitir 3.500 funcionários temporários no país, sendo que 31 trabalharão na unidade do Boulevard Shopping.
O gerente de vendas da loja de roupas masculinas Toulon, no Centro, Juliano Almeida, informa que o estoque já está abastecido para o Natal, mas que ainda há dois ou três pedidos para chegar. “Fechamos muitos pedidos em outubro, e eles vão chegando aos poucos. Mesmo assim, como nessa época há frequentes lançamentos de coleções, fizemos mais dois para garantir”, afirma.

A economista da CDL-BH, Ana Paula Bastos, acredita que, mesmo que em 2013 o ritmo de compras não seja igual ao do ano passado, o varejo será movimentado pelo apelo emocional da data. “Mesmo com uma desaceleração por conta da inflação e de taxas de juros em patamares maiores, as pessoas não deixam de trocar presentes, ainda que com um tíquete médio menor. As compras, neste ano, serão sustentadas pelo fator emprego, ao contrário do ano passado, que teve a maior facilidade de crédito como pilar do consumo” analisa.
 
Shoppings apostam em sorteios
 
Investir em atrações e sorteios é a principal estratégia dos shoppings para alavancar as vendas. O Boulevard Shopping investirá R$1,2 milhão em promoções. Quem comprar acima de R$ 400 receberá um panetone e concorrerá a um jipe. O Minas Shopping aplicará R$ 1,5 milhão em decoração, promoções e publicidade. Haverá sorteios de um carro, duas motos e duas viagens nacionais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por