Uma pesquisa do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) constatou o que muitos consumidores já desconfiavam quanto aos ovos de Páscoa. As principais fábricas de chocolate vêm reduzindo, ano a ano, o peso e o tamanho dos ovos e ainda elevando os preços.
O estudo, realizado entre os dias 16 e 18 de março, levou em conta mais de 130 produtos à venda no comércio de Belo Horizonte. Além de constatar redução generalizada no peso, o órgão detectou um aumento médio de 14,95% em relação a 2014. Para algumas marcas, o aumento passa de 80%, como acontece com os ovos Trakinas Trakipum (120g), que subiu 83,32%, e Hot Wheels Turbo (100g), 82,66% mais caro que no ano passado.
Diante das mudanças nas características dos produtos, o Procon Assembleia orienta o consumidor a ficar atento principalmente ao peso dos ovos de Páscoa antes de se decidir pela compra.
Entre os exemplos de produtos que tiveram redução de peso e, ao mesmo tempo, aumento de preço, estão o Classic Zero (Nestlé), que passou de 240g para 200g e seu preço subiu, em média, 52,84%. Já o Disney Surpresa Toy Story (Nestlé), passou de 180g para 150g e agora custa, em média, 46,04% mais caro.
O Procon ALMG orienta ainda o consumidor deve prestar atenção também na variação de preços para um mesmo produto entre um estabelecimento e outro. O ovo Talento Castanha do Pará, por exemplo, custa de R$ 25,49 até R$ 43,28, uma diferença de 69,79%. O ovo Batom Colher varia 60,74%, dependendo do local, enquanto que a variação encontrada para o ovo Ferreiro Rocher Colection foi de 57,55%.
(Com Procon ALMG)