A fatia da zona do euro no novo pacote de ajuda à Grécia pode ficar em entre 40 bilhões e 50 bilhões de euros (US$ 44 bilhões e US$ 55 bilhões), afirmou uma autoridade europeia nesta terça-feira (14). O acordo fechado na segunda-feira pelos líderes da zona do euro sobre um novo pacote de ajuda para a Grécia prevê reformas econômicas e cortes orçamentários, em troca de até 86 bilhões de euros em novos empréstimos.
Os novos empréstimos para Atenas devem vir do Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês) - o fundo de ajuda da zona do euro sediado em Luxemburgo - e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Os detalhes ainda não foram divulgados, mas funcionários previam que a contribuição do FMI chegasse a 16 bilhões de euros, com cerca de 70 bilhões de euros vindos do ESM.
Mas uma fonte europeia disse nesta terça-feira esperar que a fatia do ESM no acordo fique em entre 40 e 50 bilhões de euros. Funcionários já disseram que a receita com privatizações e o possível acesso da Grécia aos mercados no decorrer dos próximos três anos podem reduzir mais o total do novo pacote de ajuda para o país.
Fonte: Dow Jones Newswires
http://www.estadao.com.br