PIB chinês pode crescer 8,1% no segundo semestre

Agência Estado
21/04/2013 às 11:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:00

A economia chinesa deve mostrar uma leve melhora no segundo trimestre, depois da decepção com o primeiro trimestre, avalia o conselheiro do Banco Central chinês e o professor da Universidade de Pequim, Song Guoqing. Segundo ele, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês poderá crescer 8,1% no segundo trimestre, na comparação anual, após ter expansão de 7,7% nos três primeiros meses do ano, uma vez que o governo está gastando mais para estimular a economia.

Guoqing disse, em conferência neste domingo (21), que ficou surpreso com o desempenho fraco da economia do país no primeiro trimestre, pois esperava um crescimento de 8,3%. Ele disse que não há uma explicação clara para essa expansão decepcionante e expressou dúvidas a respeito das estatísticas de exportações chinesas.

Outros economistas e analistas também apontaram para a possibilidade de que os dados de exportações da China tenham sido inflados por companhias que buscavam abatimento de impostos. As informações são da Dow Jones.

Política monetária prudente

A China continuará a implementar uma política monetária prudente e, no lado fiscal, proativa para impulsionar a economia e manter os preços estáveis, disse o presidente do Banco do Povo da China, Zhou Xiaochuan.

A economia chinesa teve início estável no primeiro trimestre e o crescimento de 7,7% no período está dentro de uma faixa de razoável, afirmou em nota publicada no site da instituição neste domingo. As observações foram feitas por Zhou durante o encontro do Fundo Monetário Internacional em Washington. As informações são da Dow Jones.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por