Preços menores do atacado chegarão ao varejo, diz FGV

Fernanda Nunes
17/10/2012 às 14:03.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:18

A desaceleração dos preços no atacado ainda não chegou ao consumidor final, na avaliação do coordenador de análises econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. "É provável que a desaceleração alcance o varejo ainda neste ano", afirmou. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), medido pelo IGP-10, desacelerou de 1,40% em setembro para 0,40% em outubro, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de 0,42% para 0,57%, no período.

Quadros disse ainda que a inflação em outubro medida pelos indicadores da FGV deve acompanhar o movimento de desaceleração iniciado pelo IGP-10, o primeiro indicador divulgado pela instituição no mês. Além do IGP-10, serão divulgados o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) e o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI).

Em outubro, o IGP-10 desacelerou de 1,05%, registrado em setembro, para 0,42%. A principal explicação é a retração dos preços da soja e do milho, cujas variações foram negativas em 2,52% e 4,93% neste mês, respectivamente. Um resultado melhor da safra dos Estados Unidos do que se esperava motivou a queda dos preços, segundo Quadros. "Há um complexo de produtos derivados da soja e do milho que também influenciam o indicador, além da matéria-prima bruta", ressaltou.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por