O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta sexta-feira (5) que o Brasil tem condições de crescer sustentavelmente no longo prazo porque conseguiu reduzir as taxas de juros, tem câmbio hoje menos apreciado e tem adotado política de redução de custos de produção. Ele citou também medidas tomadas para fortalecer o mercado interno brasileiro e disse que esse modelo "não está esgotado". As declarações foram feitas durante palestra em seminário da InterNews sobre logística, em São Paulo.
"O processo de fortalecimento do mercado doméstico não está esgotado", afirmou. "Poucas economias têm oportunidades rentáveis de investimento como o Brasil", disse Coutinho, citando obras necessárias para resolver gargalos da economia do País e eventos mundiais como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.
Como base para os investimentos sustentáveis no longo prazo, o presidente do BNDES citou a "expressiva" redução da taxa básica de juros (Selic) nos últimos meses, o câmbio menos apreciado e desonerações para a cadeia produtiva. Neste caso, ele citou o corte no custo da energia elétrica em 2013 e as desonerações, já em curso, da folha de pagamentos para certos setores da economia.
http://www.estadao.com.br