Produção industrial chinesa desacelera em agosto

AFP
09/09/2012 às 09:46.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:07

PEQUIM - A produção industrial chinesa desacelerou em agosto a seu nível mais baixo em mais de três anos, segundo dados oficiais divulgados neste domingo, e que comprovam a tendência em queda da segunda maior economia do planeta.

A produção de fábricas, oficinas e minas aumentou 8,9% em agosto, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, anunciou o Escritório Nacinal de Estatísticas.

O dado é inferior aos 9,2% de julho, e pior desde que, em maio de 2009, a produção aumentou também 8,9%, em plena crise econômica mundial.

Nos últimos meses, houve um aumento da ansiedade sobre a economia chinesa, fundamental para o crescimento mundial, ao ver-se que as medidas de reativação tomadas pelo governonão surtiram o efeito esperado.

No segundo trimestre deste ano, a economia chinesa cresceu 7,6%, a pior cifra em três anos. Foi, além disso, o sexto sexto trimestre consecutivo de tendência em baixa.

Os dados econômicos do terceiro trimestre sofrem com as exportações que se viram afetadas pela crise da dívida na Europa e a demanda interna que não conseguiu aplacar a defasagem.

Também foi anunciada que a taxa de inflação se acelerou levemente em agosto, a 2% no ano, devido à alta dos preços dos alimentos (+3,4%). Em julho, a inflação foi de 1,8%.








   

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por