PT apresenta projeto para sustar decreto de venda de ativos de estatais

Estadão Conteúdo
Publicado em 07/11/2017 às 19:57.Atualizado em 02/11/2021 às 23:35.
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A bancada do PT na Câmara apresentou nesta terça-feira, 7, um projeto de decreto legislativo para revogar os efeitos do Decreto 9.188, de 1º de novembro, permitindo a venda de ativos de empresas estatais sem processo licitatório.

No projeto assinado pelos deputados Carlos Zarattini (PT-SP), Décio Lima (PT-SC), Wadih Damous (PT-RJ), Henrique Fontana (PT-RS) e Afonso Florence (PT-BA), os petistas cobram do governo uma discussão com o Parlamento sobre o tema. "Exsurge evidente que matérias dessa envergadura não podem ser deliberadas sem a participação do Congresso Nacional, sob pena de ofensa direta e frontal à independência e harmonia do Poder Legislativo e às prerrogativas inerentes às casas do Congresso Nacional", diz a justificativa do projeto.

Na última sexta-feira, 3, o governo federal publicou o decreto estabelecendo regras de governança, transparência e boas práticas de mercado para a adoção de regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais. O decreto se aplica às sociedades subsidiárias e controladas de sociedades de economia mista.

Zarattini, que é líder do PT, chamou o decreto de "criminoso" e que por isso encaminharam uma representação ao Supremo Tribunal Federal (STF). "É uma venda direta. Acabaram com o processo licitatório na venda de ativos das estatais. É um crime, é absolutamente inconstitucional", disse.

Leia mais:
Governo vai enviar projeto de lei para vender Eletrobrás
Meirelles defende que parte da privatização da Eletrobras amorteça tarifa
Gleisi diz que alianças do PT em 2018 serão com partidos de esquerda

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por