economia

Reclame Aqui registra recorde de 14,1 mil queixas sobre a Black Friday

Volume pode ser ainda maior, visto que os dados foram computados apenas até 29/11, data "oficial" da megaliquidação

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/12/2024 às 16:30.Atualizado em 02/12/2024 às 16:57.
Média diária de usuários na pesquisando empresas, reputação e a opinião de outros consumidores na quinta (28) e sexta-feira (29) foi de 1,3 milhão (Valéria Marques / Hoje em Dia)
Média diária de usuários na pesquisando empresas, reputação e a opinião de outros consumidores na quinta (28) e sexta-feira (29) foi de 1,3 milhão (Valéria Marques / Hoje em Dia)

A Black Friday 2024 bateu um novo recorde no Site Reclame Aqui, com 14,1 mil reclamações registradas, superando a marca histórica alcançada em 2023. Volume pode ser ainda maior, visto que os dados foram computados apenas até a última sexta-feira (29), data "oficial" da megaliquidação, mas ainda assim já supera o do ano anterior. 

Na edição deste ano,os dados do Reclame Aqui mostraram como o consumidor teve um comportamento mais heterogêneo de compra, com a busca por oportunidades em segmentos variados. As consultas aumentaram na plataforma. A média diária de usuários na pesquisando empresas, reputação e a opinião de outros consumidores na quinta (28) e sexta-feira (29) foi de 1,3 milhão.

O ranking das 10 empresas mais reclamadas mostra a  diversidade na busca antes da compra, incluindo categorias como varejo, telefonia, apostas e beleza e cosméticos. No topo da lista de reclamações aparecem:

  • Sephora
  • Magazine Luiza - loja online
  • Amazon
  • Mercado Livre
  • Wepink
  • Cassinopix
  • Tim
  • KaBum
  • Natura
  • Casas Bahia

O CMO e Cofundador do Reclame Aqui, Felipe Paniago, observa que “a maioria das empresas do ranking, mesmo que tenham recebido um volume acima da média de reclamações, têm boas reputações, o que é reconhecido pelos consumidores. Agora, é importante acompanhar como essas empresas irão tratar essas insatisfações”.

Os dados revelam que os desafios tradicionais da Black Friday continuam presentes. Os maiores motivos de insatisfação foram:

  • Atraso na entrega (17,41%)
  • Propaganda enganosa (16,98%)
  • Produto não recebido (15,27%)
  • Estorno do valor pago (10,42%)
  • Problema na finalização da compra (4,19%)

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