Repsol processa Chevron em Madri por "concorrência desleal" na Argentina

AFP
19/11/2012 às 16:56.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:24

MADRI - A petroleira espanhola Repsol abriu um processo em um juizado madrilenho contra a Chevron por "concorrência desleal", depois que a petroleira norte-americana chegou a um acordo com sua ex-filial YPF para explorar a jazida de Vaca Muerta, informou nesta segunda-feira (19) um porta-voz da Repsol. Um juizado mercantil de Madri já admitiu o trâmite da acusação, que complementa a apresentada em setembro passado nessa mesma sede judicial pela Repsol contra sua ex-filial argentina, expropriada em maio pelo governo de Cristina Kirchner, pelo mesmo caso.

"A acusação acontece na raiz do Memorando de Entendimento que firmaram YPF e Chevron" em setembro para a exploração da megajazida de Vaca Muerta, explicou a mesma fonte. A Repsol havia ameaçado empreender ações legais contra qualquer investidor na YPF ou em seus ativos que, segundo a companhia espanhola, foram expropriados ilegalmente.

"Não vamos parar de tomar ações legais para proteger nossos interesses", reiterou nesta segunda-feira um porta-voz da companhia. Acusando o grupo espanhol de não cumprir seus compromissos de investimento em uma Argentina cujo déficit energético não para de crescer, o governo de Kirchner nacionalizou no início de maio 51% das ações da YPF, todas elas procedentes dos 57,4% em mãos do grupo espanhol.

Este empreendeu pouco depois um procedimento de arbitragem internacional para obter uma compensação econômica estimada em mais de 10 bilhões de dólares.

A petroleira argentina, por sua vez, anunciou em meados de setembro ter firmado com a Chevron um acordo para a exploração de gás e petróleo não convencional em Vaca Muerta, no qual calculam haver reservas de 22,8 bilhões de barris de petróleo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por