Seca nos EUA eleva exportações de commodities agrícolas de MG

Iêva Tatiana - Do Hoje em Dia
14/08/2012 às 07:46.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:26

(Jim WATSON/AFP)

As exportações do agronegócio de Minas Gerais foram 13,2% mais lucrativas em julho, na comparação com o mês anterior, chegando a US$ 450,3 milhões. O crescimento nas vendas é resultado da combinação entre a seca nos Estados Unidos e o aumento da produção nacional, neste ano.

Um dos destaques da agricultura mineira foi o milho, que apresentou receita de US$ 10,3 milhões no mês passado, 662,4% a mais do que em junho. Segundo dados da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos primeiros sete meses do ano, o Estado exportou 57 mil toneladas do grão. A expectativa é de superar o ano passado, quando foram exportadas 224 mil toneladas.

“Minas sempre abasteceu mais a região Sudeste do Brasil, mas, em 2012, nossa produção de milho aumentou 1,2 bilhão de toneladas. Como estamos relativamente próximos dos portos e com volume razoável, faz sentido que o Estado exporte mais”, explica o pesquisador da área de economia agrícola da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Milho e Sorgo, João Carlos Garcia.

Situação crítica

De acordo com o pesquisador, a situação crítica no país norte-americano tem beneficiado os produtores brasileiros, que ainda contaram com bons resultados na segunda safra.

“Além disso, tivemos uma condição climática muito favorável. Se não fosse a necessidade dos Estado Unidos de comprar nosso milho, ia ter muita gente reclamando dos preços baixos no mercado interno”, ressalta Garcia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por