Belo Horizonte recebe de 5 a 8 de novembro a Semana Industrial Mineira (SIM), feira de produtos e serviços para a indústria que acontecerá no Expominas. Na primeira edição, evento reunirá profissionais que representam interesses e necessidades de plantas fabris de qualquer segmento ou porte. Além disso, receberá agentes públicos e da iniciativa privada ligados à importação, distribuição e comércio de tecnologias em produtos e serviços, e também empresas, especialistas e profissionais do setor industrial para debater as últimas inovações tecnológicas, tendências de mercado e oportunidades de negócios.
Em julho de 2024, apenas o segmento de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias empregava diretamente 58.841 pessoas, o que corresponde a 5,8% dos empregos da indústria e 1,2% de todos os postos formais de trabalho do Estado. Já o comércio voltado para automotores empregou 123.373 pessoas de maneira direta, correspondendo a 11,5% dos postos de trabalho formais do comércio mineiro e 2,5% do total. Juntos, os dois setores empregam, de maneira formal, 182.214 pessoas, o que corresponde a aproximadamente 3,7% de toda a mão de obra em Minas. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a estimativa é a de que a cada vaga direta da indústria automotiva existam cerca de dez indiretas.
Entre os destaques da feira estão palestras com especialistas, apresentação de produtos inovadores e workshops voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas e de gestão. Além disso, a feira é uma oportunidade para fazer networking e negócios, apresentar novidades e discutir desafios e perspectivas do setor.
Serãomais de 150 expositores, representando diversas áreas da indústria, como metalurgia, automação, energia e tecnologia da informação. A expectativa é a de que mais de 15 mil visitantes compareçam ao evento. Visitantes podem se credenciar aqui.
Raio-X da indústria:
Setor responsável por 23,1% dos empregos;
78,8% das exportações mineiras de bens e serviços são do setor industrial;
12% do setor industrial nacional está em Minas;
80 mil indústrias estão ativas no Estado;
12 mil plantas fabris estão instaladas no raio de influência da SIM;
Leia mais: