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O setor supermercadista mineiro encerrou o ano de 2021 com crescimento real de 3,10%. O resultado se soma ao desempenho positivo de 10,9% em 2020, mas ficou abaixo do previsto pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), que esperava uma ampliação de 4,20% para o setor. Os dados são do “Termômetro de Vendas”, pesquisa mensal da associação que representa o setor.
O presidente-executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala, comemora o resultado. Segundo ele, o setor teve um desempenho muito forte em 2020 e a manutenção de um resultado positivo em 2021 é muito bem recebido pelo setor.
“Foi um ano muito desafiador para o segmento pelas altas dos custos de forma geral, tanto na operação de loja quanto dos produtos, o que obrigou o setor a trabalhar com margens ainda mais apertadas”, aponta Claret. “Por tudo isso, esse resultado de 3,10%, diante do cenário de economia ainda em recuperação, pode ser considerado satisfatório”, conclui Claret.
Mais investimentos e expansão em 2022
As projeções do setor para este ano são de mais investimentos. O número de novas lojas deverá ser inferior ao que foi registrado em 2021, porque parte das inaugurações no ano passado estava prevista para 2020 e foram adiadas por causa da pandemia. Isso acabou refletindo em mais aberturas no ano passado. A projeção da AMIS é de que 85 novas unidades sejam abertas no ano, com aportes de R$ 850 milhões e cerca de 9.350 novos empregos gerados com essas inaugurações.
Supermercados de bairro têm o maior crescimento
O segmento de supermercados que teve maior expansão foi o das "lojas de vizinhança", com 54 novas unidades. Em seguida, veio o "atacarejo", que abriu 40 pontos de venda.
Considerando todo o setor, os supermercados mineiros inauguraram 106 unidades em 2021. Os novos pontos de venda foram responsáveis pela criação de 10.714 postos formais de trabalho. Com a expansão em 2021, os supermercados mineiros totalizaram 10.664 lojas e 358.714 empregos diretos, segundo levantamento da Associação Mineira de Supermercados (AMIS).
A associação afirma ainda que o setor investiu R$ 1,04 bilhão para abertura dos novos estabelecimentos e encerrou o ano com faturamento de R$ 63,39 bilhões, em 2021.
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