Setores inventam "propaganda" sobre a inflação, diz ministro

Folhapress
Publicado em 18/04/2013 às 18:30.Atualizado em 21/11/2021 às 02:57.

BRASÍLIA - Um dia após o Banco Central aumentar em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros para tentar controlar a alta de preços, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou nesta quinta-feira (18) que "alguns setores" inventam uma "propaganda" sobre a inflação.

"Eu acho que há uma preocupação de alguns setores em forjar uma espécie de propaganda da inflação, porque a gente sabe que a economia funciona também psicologicamente", disse, sem detalhar que setores são esses.
 
Carvalho afirmou que "o governo está tranquilo", que "a economia está sendo muito bem conduzida pelo ministro (Guido) Mantega" e que a "expectativa (do governo) é que a inflação comece efetivamente a reduzir".
 
Selic

Na quarta-feira (17), o BC decidiu elevar a Selic, taxa de juros de referência do mercado, de 7,25% para 7,50% ao ano. Foi a primeira alta da taxa desde julho de 2011, que estava desde outubro do ano passado em seu patamar histórico mais baixo.

 O governo já trabalhava com um ajuste na política monetária neste mês, diante da alta da inflação. O índice oficial (IPCA) acumulado nos 12 meses encerrados em março estourou o teto de 6,5% da meta do governo para 2013, chegando a 6,59%. Em geral, juros mais altos desestimulam o consumo, o que reduz as pressões de alta nos preços.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por