Superminas começa nesta terça-feira (22) com expectativa de superar R$ 2,5 bilhões em negócios
Uma das novidades é o espaço "Vêm de Minas", para divulgação de produtos que são a "cara" da gastronomia regional
Superminas começa nesta terça-feira (22) com expectativa de superar os R$ 2,5 bilhões em negócios movimentados na edição do ano passado. Principal feira do varejo supermercadista brasileiro e também maior encontro empresarial do Estado, a nova edição do Food Show deve reunir mais 500 expositores ou patrocinadores e ao menos 60 mil pessoas durante três dias no Expominas, em Belo Horizonte.
Organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) com apoio do Governo do Estado e Sebrae-MG, a megafeira do setor supermercadista abre caminho para compra e venda, lançamento de produtos e novas tecnologias, oferta de serviços, além de atualização profissional e networking.
O varejo alimentar, representado por supermercados, atacarejos, minimercados, padarias, mercearias e comércios congêneres, atrai a atenção da indústria alimentícia, de equipamentos e máquinas e de tecnologias. Evento costuma reunir os maiores fornecedores regionais, nacionais e mundiais do setor.
Vem de Minas é uma das novidades
A Superminas é realizada sempre no segundo semestre, período em que os supermercadistas estão fazendo compras visando a atender demandas ocasionadas pelos festejos de fim de ano.
Uma das novidades da edição 2024 é o pavilhão “Vem de Minas”. O objetivo é apresentar e valorizar ainda mais a qualidade e a diversidade do que é produzido em todas as regiões do Estado, ressaltando a diversidade da produção genuinamente mineira de diversos segmentos.
Apontados para a "cara" da gastronomia mineira, são projetos que ajudam a "vender" o Estado Brasil e mundo afora.
Edição abre espaço também para empreendimentos familiares por meio de dois projetos. Um deles é o Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON), voltado para a promoção de acesso de empreendedores a mercados, que visa aproximar e inserir os pequenos negócios como agricultura familiar; associações; cooperativas e pequenas indústrias, do setor supermercadista e do varejo em geral para realização de negócios.
Ao todo, 45 empreendimentos terão um espaço exclusivo dentro da área de feira, reservado para o contato com compradores do varejo e para troca de experiências, possibilitando a oportunidade de negociar aquisição de produtos exclusivos, que vêm de pequenos empreendedores familiares.
Outro projeto de apoio aos empreendimentos familiares é o Origem Minas, iniciativa também do Sebrae que prepara as pequenas empresas para terem produtos de qualidade no mercado, preservando a tradição de mineiridade.
Leia mais: