Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Linha de Crédito

TCU não vê problema na concessão de empréstimo consignado do Auxílio Brasil pela Caixa

Agência Brasil
Publicado em 04/11/2022 às 21:13.

O ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), negou nesta sexta-feira (4) o pedido do Ministério Público de Contas para que a Caixa Econômica Federal suspendesse a concessão de empréstimos consignados do Auxílio Brasil. Após os esclarecimentos do banco, o ministro decidiu arquivar o processo que questionava os riscos da linha de crédito para as finanças da Caixa.

"Considerando que as respostas ofertadas pela Caixa à oitiva prévia à diligência realizadas afastaram por completo a suposta irregularidade quanto à não observância de procedimentos operacionais ou de análises de risco essenciais e prévios à decisão de ofertar o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil, de forma que revelaram a total improcedência da representação, determino o arquivamento destes autos", justificou Aroldo Cedraz na decisão.

Segundo o ministro do TCU, os documentos fornecidos pela Caixa demonstraram que o banco cumpriu os ritos de governança empresarial antes de ofertar a linha especial de crédito. Entre os aspectos observados, estão as análises sobre a definição de limites de valores irrecuperáveis, sobre os custos da operação e a precificação dos juros. Para Cedraz, a Caixa provou a viabilidade comercial e financeira do consignado do Auxílio Brasil.

Suspensão
Concedido desde 11 de outubro, o crédito consignado do Auxílio Brasil pela Caixa está suspenso desde a última terça-feira (1º). Segundo o banco, a suspensão durará até as 7h de 14 de novembro por causa do processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil entre a Caixa, a Dataprev e o Ministério da Cidadania.

No pedido original ao TCU, o Ministério Público de Contas também havia pedido que o órgão julgasse o uso eleitoreiro do crédito consignado do Auxílio Brasil. No entanto, em 24 de outubro, Aroldo Cedraz, o relator do processo, desmembrou essa parte da ação e repassou o material ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por