A construtora e administradora de shoppings Tenco, de Belo Horizonte, inaugurará dois centros de compras no próximo ano, em Boa Vista (RR) e Lages (SC), reafirmando sua estratégia de focar cidades fora dos grandes eixos econômicos do país.
A empresa está presente, majoritariamente, em cidades do interior com menos de 250 mil habitantes e capitais das regiões Norte e Nordeste que estão fora do radar das grandes redes. O investimento médio da empresa, por shopping construído, é de R$ 140 milhões.
Atualmente, a Tenco opera oito shoppings no país. Além dos dois em construção, outros cinco estão previstos no plano de expanção da Tenco.
O diretor comercial da Tenco, Júlio Macedo, detalha que essa expansão se dá em mercados não atendidos. “Inauguramos o primeiro shopping de Macapá (AP) em julho deste ano”, disse. O de Boa Vista também será o primeiro da capital de Roraima.
O modelo de negócios para instalação de lojas é o tradicional, ou seja, o lojista paga taxas de administração e marketing e o aluguel por metro quadrado.
Diferencial
“Nosso diferencial é a possibilidade de se instalar no primeiro shopping da cidade e pagar menos pela operação. A padronização dos modelos de shoppings nos permite diminuir encargos”, disse.
A captação de lojas é feita com base em pesquisas de mercado durante a construção dos empreendimentos. Mas tanto estabelecimentos locais quanto de redes nacionais fazem parte do mix dos shoppings, que têm sempre pelo menos três franquias nacionais e multinacionais de vestuário e alimentação.
Em Juazeiro do Norte (CE), o Cariri Garden Shopping possui tanto lojas âncoras nacionais, como C&A e Polishop, quanto redes locais, como a de supermercados São Luiz.
“A captação de uma loja depende do interesse do mercado e das carências regionais. Se o consumidor sente falta de uma rede nacional, vamos atrás dela. Se não, vamos atrás da que for de maior retorno tanto para o público quanto para o shopping”, afirma Macedo.
Cinco novos centros em 2015
A Tenco inaugurará cinco shoppings em 2015 nas cidades de Bragança Paulista (SP), Varginha (MG), Itaquaquecetuba (SP), Garanhuns (PE) e Juazeiro (BA). Em BH, a empresa mantém o Cidade Administrativa Shopping e o Plaza Anchieta e, em Betim, o Metropolitan Garden. A empresa planeja faturar R$ 70 milhões neste ano e R$ 90 milhões em 2014.