Unimed investe R$ 48 milhões em unidade para desafogar urgência

Tatiana Moraes - Do Hoje em Dia
Publicado em 28/02/2013 às 07:22.Atualizado em 21/11/2021 às 01:25.

O Centro de Promoção da Saúde Unimed – Pedro I será inaugurado nesta sexta-feira (1º) e aberto ao público em 18 de março. Mediante investimento de R$ 48 milhões, a unidade está instalada na avenida Pedro I, na Região da Pampulha.

No local, serão oferecidas consultas com hora marcada em 15 especialidades, exames laboratoriais e de imagem. Grupos de promoção da saúde também irão se reunir no centro, de 58 consultórios.

A unidade assistencial, de acordo com o diretor de Provimento de Saúde da Unimed, Luiz Otávio Andrade, tem como objetivo orientar o paciente sobre a melhor forma de realizar um tratamento.

“Culturalmente, as pessoas têm o hábito de ir direto ao pronto socorro quando estão doentes. Esta, definitivamente, não é a melhor maneira de agir”, diz.

Cerca de 85% dos pacientes que se dirigem aos prontos socorros seriam melhor atendidos por especialistas. “A função do pronto socorro é resolver o problema do paciente e atender à próxima pessoa. É um local para tratar de urgências, palavra que, aliás, tem sido mal utilizada”, afirma.

O ideal, segundo o gestor de Assistência e Promoção da Saúde de Belo Horizonte e Betim, Heitor Tognoli, é que o portador de doenças que necessitam de acompanhamento seja tratado no Centro. O motivo é a integração dos profissionais que trabalharão no local.

“Uma pessoa com diabetes, por exemplo, pode receber os cuidados iniciais e, depois, participar de grupos que ajudam no tratamento da doença, como os de reeducação alimentar”, afirma o gestor. Além de melhorar a qualidade de vida do paciente, esse tipo de ação reduz os gastos da cooperativa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por