Usiminas aguarda decisão de banco japonês sobre renegociação de dívida

Heraldo Leite
hleite@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/08/2017 às 16:57.Atualizado em 15/11/2021 às 10:13.
 (Divulgação)
(Divulgação)

BRASÍLIA – O diretor-presidente da Usiminas, Sérgio Leite, disse, nesta quarta-feira (23), que a siderúrgica aguarda até a próxima quinta-feira (31) a decisão do Bank for International Cooperation (JBIC) a respeito da renegociação dos títulos internacionais que vencem no ano que vem.

“O prazo vence no dia 31 de agosto e estamos aguardando”, limitou-se a dizer Sérgio Leite que participa da 28ª edição do Congresso Aço Brasil, na Capital Federal.

Se os bancos estrangeiros não aceitarem a proposta de pagamento antecipado de parte da dívida da Usiminas, um planejamento inicial de renegociação terá de ser refeito a empresa poderá ter de quitar o débito – em torno de R$ 6 bilhões terá de ser pago em única parcela.

Antes de participar de um dos paineis do evento, Sérgio Leite também confirmou que em abril o Alto-Forno nº 1 da Usina, em Ipatinga, volta a operar.

O equipamento foi desativado em 2015, sob a alegação de retração do mercado siderúrgico, um das preocupações do evento, realizado este ano em Brasília, depois de anos de edições em São Paulo.

Durante o evento foram exaustivamente discutidas a queda do mercado interno para os produtos siderúrgicos e os entraves burocráticos e tributários que costumam prejudicar as exportações do segmento, segundo seus representantes.

(* o repórter viajou a convite do evento)

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por