As vendas de automóveis e comerciais leves somaram 245,9 mil unidades em fevereiro, de acordo com a consultoria Carcon, a partir de levantamento feito com dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O volume mostra uma alta de 10,5% sobre as 222,5 mil unidades de fevereiro do ano passado e uma queda de 18% sobre os 299,8 mil veículos emplacados em janeiro de 2014.
No entanto, para efeito de comparação, as vendas diárias em fevereiro de 2014 somaram 12,3 mil unidades nos 20 dias úteis do mês, recuo de 0,5% ante as 12,36 mil unidades de autos e comerciais leves vendidas nos 18 dias úteis de fevereiro do ano passado. Em janeiro foram 22 dias úteis e uma média diária de 13,63 mil unidades.
No primeiro bimestre de 2014 foram emplacados 545,7 mil veículos leves, aumento de 5,1% sobre o igual período de 2013, quando 519,3 mil carros e comerciais leves haviam sido registrados. Na avaliação de Julian Semple, diretor da consultoria, a leve alta nas vendas de veículos este ano ainda é reflexo do bom movimento nas concessionárias na primeira quinzena de janeiro. À época, as lojas ainda tinham estoques de carros com o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido.
http://www.estadao.com.br