Venda de veículos cai 7,5% em maio, sem sinal de recuperação

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
04/06/2014 às 07:21.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:51

(CARLOS RHIENCK – 15/04/2014)

As vendas de automóveis e comerciais leves despencaram 7,54% em maio na comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 300,6 mil unidades para 278 mil, segundo divulgou nessa terça-feira (3) a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). E não existe expectativa de reversão de tendência, conforme afirma o presidente da entidade, Flávio Meneguetti. Segundo ele, as projeções para o ano são de uma redução de 3,6% nas vendas de veículos, no confronto com 2013, e de que o ritmo ruim se estenda até 2016.

O presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG), Mauro Pinto de Moraes Filho, diz que Meneguetti está “até otimista”. “As vendas vão cair pelo menos 6%”, prevê. 

O desaquecimento do mercado automotivo é fruto da combinação entre uma economia que patina com inflação e juros em alta, conforme avalia Moraes filho. Em abril, o mercado já havia registrado queda de 11,66% nas vendas, ante igual mês do ano anterior.

Segundo Moraes Filho, os bancos também perderam o interesse no financiamento de veículos. “Hoje, se uma pessoa fica inadimplente, o banco tem dificuldades para recuperar o carro. Com o risco alto, o crédito fica restrito”, diz.

O presidente da Fenabrave concorda. “Os bancos perderam o apetite para assumir riscos. Temos uma legislação ultrapassada, que precisa ser revista”, comenta Meneguetti. Ainda de acordo com ele, as promoções realizadas pelas agências não serão suficientes para reerguer o setor. 

Aperto dos impostos

A Fenabrave trabalha com a perspectiva de retomada da cobrança “cheia” do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) a partir de 1º de julho, quando poderá voltar ao patamar de 11%. Segundo Meneguetti, nas últimas reuniões o governo foi enfático ao explicar o porquê de não ser necessário prorrogar os incentivos. Até o dia 30 de junho, o IPI está em 3% para carros populares.

Briga de bastidores

Fiat e Volkswagen mantém a briga pela liderança do mercado. Em maio, a Fiat liderou, com 20,13% do mercado de automóveis e comerciais, enquanto a VW abocanhou 18,04%. Mas, a Volks dominou as vendas de automóveis, isoladamente, com 19,5% do segmento, seguida pela Fiat, com 19,21%.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por