As vendas de Natal na capital mineira apresentaram um desempenho positivo neste ano, conforme levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) divulgado nesta quarta-feira (8), 54,24% dos comerciantes afirmaram que as vendas foram melhores em comparação ao mesmo período do ano passado. O tíquete médio da temporada também registrou um crescimento de 8%, atingindo R$ 291,89.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados das vendas de Natal deste ano”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH. “Os comerciantes se prepararam com bastante cuidado, investindo em diversas estratégias para atrair os consumidores, como publicidade, decoração especial e um mix de produtos diversificado. Essa dedicação resultou em um Natal mais aquecido para o comércio de Belo Horizonte.”
Pagamento à vista prevalece
O levantamento da CDL/BH mostra que o pagamento à vista foi a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores, representando 70,4% das transações. Desse total, 49,2% optaram pelo pagamento à vista no cartão de crédito, enquanto 19,5% utilizaram transferências eletrônicas (PIX, TED, DOC) e 1,7% pagaram com cartão de débito. O pagamento parcelado representou 29,7% das vendas, com uma média de sete parcelas.
Estratégias de venda
As principais estratégias utilizadas pelos comerciantes para impulsionar as vendas foram a divulgação dos produtos (51%), a decoração da loja (20,8%), a variedade de produtos (5,7%), a flexibilidade de pagamento (4,2%), a oferta de descontos (2,6%) e a distribuição de brindes (2,1%).