As vendas do varejo caíram 0,28% em julho último na comparação com o mesmo mês do ano passado conforme dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgados nesta quarta-feira pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O recuo é o segundo após 14 meses de altas consecutivas na mesma base de comparação. Apesar disso, técnicos das entidades enfatizam que há aspectos positivos para as vendas do setor ao longo do segundo semestre.
No dia 12 de agosto, há a comemoração do Dia dos Pais e, em outubro, o Dia das Crianças, além do Natal, a melhor data para o comércio. "Estudo encomendado pelo SPC Brasil aponta que 57% dos consumidores devem comprar presente para o Dia dos Pais. Mesmo com pequenas oscilações, a tendência dos últimos 18 meses é de crescimento no número de consultas ao SPC e, portanto, de aumento gradativo das vendas", avaliou o economista do SPC Brasil, Nelson Barrizzelli, por meio de nota divulgada nesta quarta-feira.
Na comparação de julho com junho, as vendas aumentaram 1,86%. Os dados são obtidos por meio do volume de consultas de lojistas feitas ao SPC quando o consumidor faz compras a prazo ou utiliza cheques para pagar suas despesas. "No mês de julho, os indicadores do SPC Brasil mostraram resultados animadores", acrescentaram os técnicos, salientando que o sobe-e-desce das vendas permanece como nos últimos 18 meses, mas que já é possível identificar uma tendência de alta.
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