Entrevista

Vivo estima que em até 2 meses disponibilizará 5G para clientes

João Sampaio
jsampaio@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/05/2022 às 06:30.
Renato Gomes, diretor da Vivo em Minas Gerais (Fernando Michel)

Renato Gomes, diretor da Vivo em Minas Gerais (Fernando Michel)

A Vivo, uma marca conhecida de todos os brasileiros, é hoje líder nacional em seu segmento, com perto de 100 milhões de assinantes em todo o país e uma força de mais de 33 mil colaboradores diretos e 100 mil indiretos. A empresa chegou ao mercado de Minas Gerais em 2007, a partir da aquisição da Telemig Celular. De lá pra cá, evoluiu em várias direções e hoje se posiciona mais como um hub de serviços digitais, com aplicações que vão além das telecomunicações. Muito mais vem por aí com a chegada da tecnologia 5G, como explica Renato Gomes, diretor da Vivo em Minas Gerais, neta entrevista ao Hoje em Dia. Formado em administração de empresas com larga atuação no setor de telecomunicações, Gomes atuou em várias áreas da Telemig Celular, onde estava como gerente de divisão de administração de vendas quando a empresa foi adquirida pela Vivo. O executivo permaneceu no cargo na nova empresa e, em agosto de 2012, foi nomeado diretor da Vivo em Minas Gerais.

A Vivo chegou ao mercado de Minas Gerais em 2007, a partir da aquisição da Telemig Celular. São apenas 15 anos, mas tudo mudou de lá pra cá em termos de telecomunicações e tecnologia. Como é lidar com a velocidade com que as coisas acontecem nesse segmento?
Este é um desafio constante que nós temos, e vale ressaltar que a Vivo ter chegado através da Telemig Celular é um grande diferencial, pois a Telemig sempre foi uma empresa muito voltada para a qualidade, para a tecnologia a qual a gente incorporou toda essa força da Vivo, do grupo Telefónica, do qual a Vivo faz parte, um grupo espanhol, presente em mais de 17 países. São feitos investimentos constantes. A gente vem atualizando a nossa rede, que começou com 2.5G, 3G, 4G,4.5G e daqui a pouco a gente já vai ter o 5G como uma realidade. Além da tecnologia, temos também a abrangência. Chegamos ao máximo de comunidades e municípios possíveis dentro do Estado de Minas Gerais. Hoje temos um grande diferencial que é nossa cobertura, ao mesmo tempo em que temos dois grandes desafios: manter a atualização tecnológica, móvel e fibra, e ampliar a nossa cobertura.

Quais são os números da Vivo hoje em Minas?
Hoje a gente está presente em 847dos 853 municípios-sedes de Minas Gerais e, além disso, cobrimos mais de 1.100 distritos não-sedes, que são comunidades próximas desses municípios e que têm uma carência muito grande de tecnologia. Este investimento, nós temos que ressaltar, foi possível por força do governo do Estado em criar programas que facilitassem essa abrangência de tecnologia. O fato é que hoje cobrimos mais de 99% da população no Estado de Minas Gerais, com, no mínimo, o 3G. No caso da tecnologia 4G, a gente já está em mais de 700 municípios e, em mais de 600, com a tecnologia 4.5G, que já permite uma conexão muito boa de internet móvel. Para complementar todo esse ecossistema, a gente também vem fazendo investimentos fortes em fibra óptica. Hoje a gente já está em 61 cidades em Minas Gerais levando fibra até a casa do cliente, o que é um grande diferencial de qualidade, porque isso nos permite realmente vender uma velocidade e entregar exatamente aquilo que a gente vende, independente de momentos de pico. São mais de 1,8 milhão de domicílios cobertos no Estado, e os investimentos não param. Nós temos projetos de mais 15 novas cidade em 2022 e vamos continuar a levar essa tecnologia através de vários formatos e promover o atendimento de nossos clientes 

A gente percebe que não se trata mais apenas de telefone; temos o streaming, e vários outros serviços ligados à internet. Onde vai chegar a tecnologia e estas possibilidades de conexão?
Toda essa conexão tem gerado grandes possibilidades. A gente acabou de passar por um evento muito importante, que foi a pandemia, no qual muitas pessoas precisaram trabalhar em home office e essa boa conexão foi o que permitiu que tudo isso acontecesse, como as pessoas buscarem conhecimento através das plataformas de educação, buscarem entretenimento das plataformas, como Netflix, Amazon, que são plataformas conectadas dentro do nosso portfólio de serviços. Tudo isso provido por uma qualidade de conexão, cujo suporte para os atendimentos se deve também a uma rede de lojas. São mais de 320 lojas em Minas Gerais. Em boa parte dessas lojas nós temos a figura do “guru tecnológico”, que é um profissional especializado em tecnologia, que consegue através dessa especialização gerar uma melhor experiência para o cliente. Estamos criando um ecossistema que remete também a uma tendência muito forte hoje, que é da casa conectada, falando sobre a pessoa física. Além de todas as possibilidades de melhoria de produtividade nas empresas através de melhoria de tecnologia e de digitalização de processos.

Vem aí a tecnologia 5G. O que seria essa tecnologia e como a Vivo tem se preparado para isso? 
A tecnologia 5G é mais que uma evolução tecnológica. Se a gente pegar do 3G para o 4G, do 4G para o 4.5, perceberemos que se tratam de evoluções. O 5G tem o potencial de ser uma revolução tecnológica, superar e suprir o que as outras tecnologias não conseguiram suprir. Basicamente são três grandes frentes em que o 5G vai transformar a vida das pessoas. A primeira delas será na internet móvel. Vai garantir uma internet muito mais rápida, nada comparável com o que a gente experimentou até hoje. Para exemplificar um pouco: se você quiser baixar uma série na Netflix, você vai conseguir baixar uma serie inteira em segundos no seu smartphone. Isso vai possibilitar uma abrangência ainda maior quando combinada com a fibra. A segunda frente é chamada de “conexões críticas”. São conexões que precisam de uma latência muito baixa, em que você precisa de um tempo de resposta muito rápido. Como exemplo, temos os carros autônomos, esses carros precisam de uma reação muito rápida ao comando. O 5G vai potencializar muito este tipo de aplicação, porque tem zero de dela. Temos também na área da saúde, as cirurgias robóticas, em que o médico poderá estar nos EUA e fazer uma cirurgia aqui, em Minas Gerais. Tudo isto vai ser possível através desta tecnologia. A terceira frente é o que a agente chama (IOT) ou Internet das Coisas. Cada vez mais você via ter sua casa, suas coisas, conectadas. Por exemplo: vocês estão indo para casa e quer ligar seu forno no trajeto para não o esperar aquecer. Você vai fazer isso através de seu smartphone. Vai poder desligar uma lâmpada, ter acesso à câmeras, desligar a geladeira, aumentar a temperatura do ar-condicionado, tudo pelo celular. Tudo que você imaginar, você poderá ter um comando à distância por causa dessa baixa latência. E isso tem uma série de aplicações inclusive no ambiente corporativo. No agronegócio, você tem o monitoramento de uma lavoura, para a área de petróleo e de mineração são essenciais para a diminuição do risco de acidentes de trabalho. Em várias áreas a tecnologia vai promover rápidas e importantes transformações.

Pensando como usuário, como isso vai se dar? Ele vai assinar um novo pacote de serviços?
Tudo isso ainda está sendo construído, está sendo pensado para que gere a melhor experiência para os clientes. A gente ainda não está divulgando a estratégia de planos, mas ela é muito próxima do que já estamos fazendo. É importante frisar que, para ter acesso ao 5G, a gente precisa ter um smartphone que tenha acesso a essa nova tecnologia. Hoje, no portfólio de smartphones, já temos bastante aparelhos disponíveis e é uma tendência que todos os novos lançamentos já venham preparados para essa tecnologia. Também será necessário fazer a troca do chip. As lojas já estão com estes chips e à medida que a gente vai atendendo os clientes, a gente está fazendo esta troca. A Vivo participou fortemente, ativamente do leilão do 5G, e tivemos sucesso em todas as frequências em que gostaríamos de operar e vamos manter a mesma liderança que sempre tivemos dentro de todas as tecnologias. Em um ou dois meses essa tecnologia deve estar disponível inicialmente para os clientes de Belo Horizonte e muito em breve para todos os clientes.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por