Ecoplan inicia plano de recuperação do Rio Verde

Jornal O Norte
27/03/2009 às 10:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:54

A Ecoplan, empresa responsável pela elaboração do Plano de Recursos Hídricos do Rio Verde Grande, já iniciou os trabalhos e tem previsão de definir até dezembro as diretrizes para recuperação da bacia. A informação foi divulgada durante o lançamento oficial em programação realizada nesta semana em  Montes Claros, no auditório da Sociedade Rural.

Conforme destacou Ney Maranhão, técnico da ANA - Agência Nacional de Águas, trata-se de - uma das mais importantes ações ligadas à questão das águas no país sob o aspecto das Bacias Hidrográficas. O plano visa propor a correção de problemas como a estiagem e escassez hídrica, de problemas ambientais relacionados ao esgotamento sanitário, aos lixões e à mata ciliar. Na ocasião, o diretor da ANA, Paulo Varella, representantes do Igam - Instituto Mineiro de Gestão das Águas e do Ingá  - Instituto de Águas e Clima, da Bahia, marcaram presença no encontro.

No primeiro dia do evento os técnicos da ANA- Agência Nacional de Águas e a equipe técnica da empresa Ecoplan, que elabora o Plano da Bacia, apresentaram tanto para o Grupo Técnico de Acompanhamento do Plano como para todos os membros a proposta de execução das atividades. O trabalho se dará em 4 momentos, sendo que a fase preliminar se iniciou na assinatura do contrato no dia 20 de janeiro. Já está em desenvolvimento a movimentação das equipes e do Grupo de Trabalho.

No segundo momento, será realizado o Diagnóstico da Bacia com um estudo minucioso das características, da quantidade de água disponível e a quantidade utilizada, bem como a situação dos conflitos e os pontos mais críticos na Bacia.

Na etapa seguinte será feita a análise do futuro da bacia com vistas a prever ações que possam evitar problemas. E por último serão definidas as medidas a serem adotadas para a revitalização e a gestão racional da água.

NOVO FORMATO

Nesta semana foi definido o novo formato para Comitê do Verde Grande, sendo realizada a alteração do Regimento Interno com a ampliação no número de vagas dos membros titulares, passando de 35 para 40 e ainda a criação de escritórios de apoio do comitê em Urandi (BA) na bacia do rio Verde Pequeno, outra em Janaúba (MG), na bacia do rio Gorutuba. A secretaria executiva permanecerá em Montes Claros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por