Coração Eucarístico

Candidatos relatam dificuldade com o tema da redação e das questões no 1º dia de provas do Enem

Raquel Gontijo
rgontijo@hojeemdia.com.br
05/11/2023 às 18:40.
Atualizado em 05/11/2023 às 19:18

(Raquel Gontijo)

O primeiro dia de provas do Enem, neste domingo (5), teve como tema central o papel da mulher na sociedade brasileira. Nas provas de múltipla escolha foram abordados assuntos como violência contra a mulher, mercado de trabalho, machismo, racismo, entre outros. 

Os candidatos divergiram sobre a dificuldade das questões, mas concordaram sobre a complexidade que o tema da redação deste ano - "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil" - abordou. O exame trouxe ainda questões sobre a guerra de Israel contra o grupo extremista Hamas, em Gaza, no Oriente Médio.

O estudante Adrian Moisés, de 19 anos, que faz a prova pela segunda vez, avalia que a prova foi "cansativa", com muitos textos, mas que as questões deste ano foram mais fáceis que as da última edição.

"Comparado ao ano passado eu achei ela bem mais tranquila. Esse ano eu acho que fui melhor nas questões fechadas e nem tanto na redação. Se eu tivesse me organizado melhor na hora de escrever a redação, acredito que minha nota poderia ser melhor do que provavelmente vai ser", disse.

Com a expectativa de fazer o curso de Publicidade e Propaganda, ele afirma que vai continuar estudando durante a semana e se preparar para o segundo dia do exame, no próximo domingo (12).

"Eu vou revisar o que eu já estudei, porque eu acho que nessa fase agora não adianta nada tentar aprender um conteúdo novo, pois não vai ser absorvido. Mas vou tentar revisar para chegar na prova mais preparado", detalha o candidato.

Já a estudante Hélia Emanuelle, 18, que faz o exame pela primeira, a prova foi difícil. "Eu fiz mais como teste, para ver como funciona. Achei bem cansativo, sai com minha cabeça doendo".

Assim como Adrian, a estudante acredita que foi melhor nas questões de múltipla escolha do que na redação. "Tenho mais dificuldade com a redação e esperava um tema diferente como a guerra de Israel ou tráfico de pessoas. Me pegou de surpresa".

Ela conta que também vai se preparar para o segundo dia de prova com a ajuda dos professores da escola pública onde estuda, no bairro Planalto, na região Nordeste de BH.

Exame

O Enem é considerado a principal porta de entrada para instituições de ensino superior nacionais e em Portugal e ocorre nas 27 unidades da federação, em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro). O resultado do Enem é usado para ingresso nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). O exame também é usado para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC). Este é o programa do governo que financia mensalidades  em instituições privadas.

A maior parte dos candidatos do Enem (mais de 1,8 milhão) já concluiu o ensino médio (48,2%), enquanto 1,4 milhão de inscritos devem concluir o segmento em 2023 (35,6%). Há ainda os alunos que ainda não concluíram o ensino médio e participam como treineiros, com o objetivo de testar conhecimentos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por