'Cérebro podre': entenda a expressão do ano eleita pelo Dicionário Oxford
Tradução de “brain rot” refere-se à deterioração mental provocada pelo consumo excessivo de conteúdos superficiais e pouco desafiadores, como os de redes sociais
Anualmente, o Dicionário Oxford elege uma expressão ou conceito com base no volume de buscas pelo verbete. Em 2024, a vitoriosa foi “brain rot”, que quer dizer cérebro podre ou podridão cerebral, em inglês. Foram mais de 130 mil buscas ao longo do ano.
O termo refere-se à deterioração mental ou perda gradual da capacidade intelectual provocada pelo consumo excessivo de conteúdos considerados superficiais e pouco estimulantes ou desafiadores. Caso do que é encontrado em redes sociais e cada vez mais acessado, sobretudo pelos mais jovens.
Essa expressão não tem nada de nova. Foi usada pela primeira vez em 1854 no livro “Walden”, do escritor norte-americano David Thoreau. No livro "Walden" o também poeta, historiador, filósofo, transcendentalista e naturalista faz uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza.
Autor também do clássico Desobediência Civil, Thoreau criticava a falta de valorização de ideias complexas e comparava o "brain rot" ao apodrecimento das batatas na Inglaterra.
Segundo os pesquisadores do Dicionário Oxford, a procura pelo termo cresceu nada menos que 230% de 2023 para 2024, possivelmente por causa da "preocupação com o impacto trazido por tantos conteúdos de baixa qualidade on-line".
Leia também: