O estudante mineiro Raí Barros Moura Naves, de 16 anos, fez bonito representando o Brasil em uma Olimpíada de Matematica em Singapura, disputada no fim de julho. O jovem conquistou duas medalhas - ouro e bronze - na Singapore International Math Olympic Challenge (Simoc).
Único representante de Belo Horizonte na disputa no país asiático, o aluno do colégio Magnum garantiu o ouro na Math Warriors, uma competição de jogos matemáticos que exige rapidez e precisão de raciocínio. O bronze veio na Math Olympic, um teste de conhecimento.
A disputa na Ásia reuniu cerca de 4 mil estudantes, de 35 países. A cerimônia de premiação ocorreu no teatro The Star Performing Art Center.
"Gosto muito de participar de olimpíadas de conhecimento porque estou sempre sendo desafiado e isso requer uma preparação constante. Espero que, no futuro, eu seja capaz de utilizar meu talento para ajudar o máximo possível de pessoas. Foi uma grande honra representar o Brasil lá em Singapura", disse o garoto.
Com histórico de medalhas nas principais olimpíadas de conhecimento do Brasil, Raí se classificou para a Simoc ao obter a prata na Singapore & Asian Scholz Math Olympiad (Sasmo).
Apesar da pouca idade, o jovem talento já possui em seu currículo medalhas nas olimpíadas brasileiras de Informática, de Astronomia e Astronáutica, de Linguística, de Matemática das Escolas Públicas, Canguru Matemático e Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras.
Leia mais