As inscrições para o JA Startup, maior competição universitária de startups do Brasil, terminam no próximo dia 30. Iniciativa da ONG Junior Achievement (JA) Brasil o projeto visa mobilizar e reconhecer estudantes de ensino superior com ideias de negócios relacionados a desafios climáticos e ambientais. Podem participar jovens de 18 a 29 anos, preferencialmente matriculados em uma instituição de ensino superior no país.
Os melhores trabalhos de cada região apresentarão suas ideias no fim de outubro, em São Paulo, durante o Demoday Nacional, considerado um dos maiores eventos de inovação da América Latina. A startup vencedora ganhará R$ 10 mil, mentorias com especialistas, passagens aéreas para dois integrantes da equipe, e uma imersão no Vale do Silício, promovida pela StartSe, uma plataforma de conhecimento.
O diretor-executivo da Junior Achievement Brasil, Alexandre Mutran, destaca que os desafios foram definidos no contexto dos extremos e das tragédias climáticas e ambientais cada vez mais recorrentes. “O planeta tem registrado recordes consecutivos de altas temperaturas. Aqui no Brasil, assistimos comunidades e biomas cercados pelas queimadas, assim como a tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul. O JA Startup busca proporcionar o diálogo e a criação de estratégias que atendam a esses desafios”, diz Mutran.
Como funciona a seleção?
Essa é a primeira vez que na edição nacional do JA Startup, criado em 2019, tem como desafios o clima e o meio ambiente. As inscrições podem ser feitas de forma individual ou em grupo pelo site https://jabrasil.org.br/jastartup. Ao fazer a inscrição dos projetos, os universitários receberão acesso à plataforma da competição, na qual terão de escolher 1 dos 6 desafios propostos no programa, todos relacionados a desafios climáticos e ambientais que acontecem ou podem acontecer no país.