Leitura e Escrita

Mais de 150 mil livros digitais foram acessados por estudantes em Minas

Projeto de Leitura e Escrita envolve a revitalização de bibliotecas em 3,4 mil escolas

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/11/2024 às 10:37.Atualizado em 08/11/2024 às 16:22.

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br

O Projeto de Leitura e Escrita, conduzido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), já registrou cerca de 155 mil acessos a livros na plataforma digital e mais de 32 mil leituras concluídas. Governo mineiro vê entusiasmo crescente dos estudantes pela leitura. As revitalizações das bibliotecas e espaços de leitura já estão em andamento e novos títulos estão sendo adquiridos. 

“Neste momento, as escolas já receberam os termos de compromisso para investir na revitalização das bibliotecas e espaços de leitura,  para que os estudantes se sintam inspirados a ler”, afirma Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica.

Com um investimento de R$ 212 milhões, projeto tem o maior  aporte já realizado pelo Estado com foco em desenvolver a leitura. Desse total, R$ 180 milhões estão sendo direcionados para reformar bibliotecas em mais de 3,4 mil escolas, modernizando os espaços de leitura.

Outros R$ 7 milhões garantem o acesso ao acervo da Britannica Education, enquanto R$ 5 milhões foram investidos na plataforma Elefante Letrado, destinada a estimular a leitura entre os estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Além disso, R$ 20 milhões foram alocados para o Território da Leitura, que vai oferecer curadorias de obras literárias de grandes autores.

Professores, estudantes e toda a comunidade escolar se mobilizam para valorizar a leitura. O projeto é estruturado em três frentes principais:  incentivo à leitura e escrita nas disciplinas escolares; revitali-zação dos espaços de leitura, criando ambientes acolhedores e  parcerias estratégicas, para garantir um acervo digital robusto.


Escolas em ação

Uma das diretrizes é a  criação de Clubes de Leitura, Círculos de Leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e momentos dedicados à leitura literária.
A Escola Estadual Professor Guerino Casassanta, em Ouro Fino, é um exemplo dessa iniciativa. A escola organizou um Círculo de Leitura com a participação ativa dos alunos, e o uso da plataforma Elefante Letrado transforma o ato de ler em uma experiência interativa e envolvente.

“A plataforma  tem sido extremamente eficaz para incentivar a leitura e desenvolver as habilidades literárias dos estudantes do 6º ano”, comenta a professora de Língua Portuguesa da escola, Regina Guedes. “É uma ferramenta que verdadeiramente fortalece nosso trabalho pedagógico”.  

A professora  também salienta a importância dos questionários que acompanham as leituras, auxiliando na avaliação do entendimento dos alunos. “Com uma grande variedade de gêneros literários, a plataforma enriquece o repertório cultural dos estudantes e amplia suas perspectivas, tornando o aprendizado mais interativo e eficaz”, acrescenta.


Escuta ativa


O processo de revitalização das bibliotecas recebeu sugestões dos próprios estudantes. Em outubro, 100% das escolas realizaram escutas para identificar os livros e temas de maior interesse, alinhando-se ao Currículo Referência de Minas (CRMG).

Até agora,  25% das escolas já adotaram o projeto, envolvendo estudantes, professores e famílias, mobilizando a comunidade escolar. Todos os colégios implementaram ao menos uma das ações previstas no documento orientador.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do governo federal, busca garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental. O Projeto de Leitura e Escrita de Minas Gerais alinha-se a essa meta, assegurando que as habilidades de leitura e escrita sejam consolidadas no tempo certo da escolaridade, com metas pactuadas e monitoramento constante.

*Com informações da Agência Minas

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por