Mais de 3 mil calouros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conhecerão ambientes e oportunidades de que poderão desfrutar na ‘nova vida’ a partir desta segunda-feira (14). Uma série de atividades estão previstas até 24 de agosto para acolher os estudantes que ingressam na graduação no segundo período letivo.
Segundo a UFMG, a Semana do Acolhimento reúne uma programação com informações sobre a vida acadêmica, os programas de assistência, ações afirmativas e de acessibilidade oferecidos para a permanência dos estudantes na universidade.
Além de rodas de conversa, debates e passeios a museus e espaços de esporte e lazer, os calouros poderão acompanhar a aula magna do professor emérito Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação (DDC) do Instituto de Ciências Exatas (Icex).
Para conhecer melhor as possiblidades da academia, Virgílio Almeida, que também é professor associado do Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos vai falar sobre as possiblidades e os desafios da IA na maior universidade pública de Minas Gerais.
Virgílio Almeida é reconhecido internacionalmente pelas suas pesquisas sobre as novas tecnologias, iniciadas na década de 1970, desde seu primeiro contato com um computador, quando realizou seu primeiro estágio como graduando da Engenharia Elétrica, no então Centro de Computação da UFMG.
Mais tendas
Neste segundo semestre, os dois campi da UFMG em Belo Horizonte (Pampulha e Saúde), a Faculdade de Direito e a Escola de Arquitetura, na região centro-Sul da capital, abrigarão a já tradicional Tenda Viver UFMG.
“Essa descentralização do campus Pampulha para atender aos outros campi é uma inovação deste semestre, muito importante para ampliarmos o número de estudantes acolhidos e com o máximo de informação. O atendimento será realizado pelos próprios colegas, estudantes bolsistas da UFMG”, explica a professora Erica Dumont, diretora de Políticas de Apoio a Projetos de Estudantes, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
A tenda é um ponto de encontro, acolhimento dos estudantes, bate-papos e rodas de conversa, distribuição de mapas da UFMG e de partida para os passeios oferecidos aos espaços da Universidade, como a Estação Ecológica, o Jardim Mandala da Faculdade de Educação, o Espaço do Conhecimento UFMG e o Museu de Morfologia. As vagas para participar dos passeios são limitadas, e, por isso, é necessária a inscrição prévia pelo e-mail passeiosnaufmg@gmail.com.
A programação das tendas, que está disponível no site Viver UFMG, inclui o atendimento dos calouros por colegas, estudantes bolsistas da própria UFMG, que passarão informações importantes sobre a vida acadêmica – do calendário escolar à mobilidade internacional, passando pelos programas de saúde mental, de suporte a pessoas com deficiência e política de assistência estudantil, que inclui moradia universitária, ônibus interno gratuito e alimentação subsidiada.
Gênero, raça e sexualidade na permanência estudantil
O Debate na ponta do Giz, promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-reitoria de Graduação (GIZ), estreia nessa Semana de Acolhimento com a presença da professora Heloísa Buarque de Almeida, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Com o tema Gênero, raça e sexualidade na permanência estudantil, o debate ocorrerá no dia 17 de agosto, às 14h, no auditório B106, do Centro de Atividades Didáticas III (CAD 3 – campus Pampulha).
Cultura, esporte e lazer
Atividades culturais, esportivas e de lazer também estão na programação. Nos dias 18 e 19, haverá forró e recreação no Centro Esportivo Universitário (CEU) e, no dia 23 de agosto, às 12h30, na Praça de Serviços, apresentação do projeto musical Antonio Vieira e Seus Nascimentos.
Nas unidades
Diversas unidades acadêmicas também promoverão atividades de acolhimento até o fim este mês, com participação das diretorias e colegiados dos cursos, Diretórios Acadêmicos (DA), atléticas e grêmios estudantis. Os estudantes veteranos acolherão os colegas com dinâmicas interativas e apadrinhamento. Essa programação deve ser consultada nas próprias unidades.
* Com informações da UFMG