Educação

No Enem 2023, 65,9% dos inscritos eram da rede pública

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/01/2024 às 17:01.

Dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que 65,9% dos candidatos inscritos no último Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, eram estudantes da rede pública de educação. Quando considerado o total dos que realizaram as provas, o índice de participação sobe para 70,9%. 

Realizado pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o Enem 2023 teve 4 milhões de inscritos (número 10% maior do que o registrado em 2022), mas 68% apenas fizeram as provas de admissão ao ensino superior no ano passado. 

Segundo o MEC, até o próximo exame a estratégia da pasta será no sentido de aumentar a participação de jovens que estejam cursando o último ano do Ensino Médio. As estatísticas apresentadas nesta terça pelo MEC e o Inep mostram que, em 2023, os alunos concluintes da rede pública representaram 46,7% dos participantes do exame. Em 2022, o percentual foi menor, de 38,1%.

O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. As notas são usadas como requisito de entrada em universidades brasileiras e portuguesas, além de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

Ainda conforme divulgou o Inep, 53% dos concluintes do Ensino Médio tiveram uma nota acima da nota de corte de 25% dos cursos para entrada na universidade via ProUni e 43% acima do corte via Sisu.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por