(Foca Lisboa/UFMG)
Mais de 4,7 mil professores da rede municipal de Belo Horizonte terão novas oportunidades de especialização gratuita ainda neste ano. Na última quinta-feira, o Programa de Desenvolvimento Profissional Docente, parceria entre a Prefeitura da capital e a UFMG, foi assinado pela reitora da universidade, Sandra Goulart Almeida e pela secretária municipal de educação, Ângela Dalben.
Ao todo, serão disponibilizadas nove opções de cursos de especialização, três cursos de atualização e sete grandes congressos de Educação em diversas temáticas com minicursos e um mestrado profissional.
Entre os cursos ofertados com vagas específicas para os servidores da educação municipal, estão pós-graduações em docência na educação e em residência docente, pós-graduação lato sensu em tecnologias digitais e educação, também ofertado pelo CP, cursos de formação continuada em português instrumental, matemática e leitura, a cargo do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação (Fae), seminários técnicos de imersão, oficinas de formação e a realização de um congresso municipal de práticas educacionais.
O programa será lançado oficialmente nesta terça-feira (26), no Centro de Atividades Didáticas Ciências Naturais da Universidade Federal de Minas Gerais (o CAD - 1), quando também será lançado o edital de preenchimento das mais de 12 mil vagas. A previsão é de que as atividades sejam iniciadas no ainda neste ano, no segundo semestre.