![Catarina Lutero Mendes, Lilian Bacich, Jacopo Sabatiello, Bruno Barral e Marina Soares (Henrique Pimentel/Divulgação)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.1053539.1739884686:1739884686/image.jpg?f=2x1&w=1200)
Educadores de Belo Horizonte podem participar de uma formação na abordagem Steam (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que valoriza a contribuição coletiva em sala de aula e a aplicação prática de conhecimentos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, por meio do CAPE (Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação), e a Liga Steam, uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal em parceria com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e a Tríade Educacional.
A formação, com carga horária de 50 horas, é gratuita e oferece certificação aos profissionais da educação que atuam no município. O programa inclui aulas gravadas, encontros ao vivo online e presenciais, proporcionando uma experiência de aprendizado completa e flexível.
O evento de lançamento da formação aconteceu na última semana, no Centro de Educação Integral - CEI Imaculada Conceição, e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, da Fundação ArcelorMittal, da Fundação Banco do Brasil, da AVSI Brasil e da Tríade Educacional.
Camila Valverde, Diretora Executiva da Fundação ArcelorMittal, destaca a importância da educação como base para o país e o papel fundamental dos educadores na formação das novas gerações. "Ao investir em abordagens inovadoras, conectadas com os desafios do futuro, buscamos criar oportunidades que impulsionem a transformação da educação, buscando trazer o jovem como protagonista na construção do seu futuro e o educador como grande parceiro de uma caminhada rumo a sociedades mais justas", afirma.
Antes da capital mineira, a formação já foi realizada em 10 municípios brasileiros, incluindo Feira de Santana (BA), Barra Mansa (RJ), Joinville (SC), Sabará e Itatiaiuçu (MG) em 2024. Em 2023, o projeto passou por Resende (RJ), Contagem, Itaúna e João Monlevade (MG), e São Francisco do Sul (SC). A iniciativa teve início em 2022, em Piracicaba (SP) e Serra (ES). Ao todo, mais de mil e seiscentos professores já foram certificados nessa estratégia.