Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Ensino Superior

Promove e Kennedy turbinam aula prática da graduação para tornar aluno protagonista na aprendizagem

Faculdades também irão apostar em metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, nas aulas teóricas

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/04/2025 às 17:54.Atualizado em 16/04/2025 às 08:41.

Com o objetivo de aproximar cada vez mais o aluno do mercado de trabalho, as faculdades Kennedy e Promove, em Belo Horizonte, vão turbinar o número de aulas práticas nos cursos, além de aumentar, também, o uso de metodologias ativas no ensino teórico. Segundo as instituições, a estratégia garante um aprendizado dinâmico e mais próximo da linguagem dos jovens, possibilitando melhor qualificação ao futuro profissional. 

Conforme o diretor acadêmico das faculdades, professor Natanael Aleva, os alunos são de uma geração com muito acesso à tecnologia e à praticidade, o que, muitas vezes, distancia a linguagem dos docentes. Para “encurtar” esse espaço, as instituições buscam capacitar os professores a realizarem mais aulas práticas nos cursos. 

“Temos que focar mais no aluno, como agente de todo o processo de aprendizagem. O professor tem o papel  de orientação. Queremos aumentar as aulas práticas em laboratórios, visitas técnicas, clínicas, atendimentos, tudo que o aluno irá fazer. A ideia é essa. Precisamos fazer com que a faculdade se adeque ao  perfil dele”, disse. 

Aprendizagem Baseada em Problemas

Nas aulas teóricas, as faculdades irão incrementar as tão faladas metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas, que consistem em apresentar  um problema (que será enfrentado na profissão) ao aluno e, a partir dele, desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolver tal situação, entendendo as teorias relacionadas ao curso. 

“Estamos trabalhando para que a maior parte das aulas teóricas sejam trabalhadas com metodologias ativas. Ao invés de ensinar o passo a passo da teoria, o professor traz o problema para a sala de aula e discute o problema a partir das teorias. Fica mais fácil o aprendizado”, explica o diretor acadêmico.

Natanael informou que todos os cursos - mais de 60 presenciais e EAD - irão adotar essa estratégia. “É importante pensarmos como fazer práticas em todas as disciplinas, até mesmo as mais teóricas”. 

Os professores já estão sendo orientados, por meio de oficinas, cursos e reuniões, para adotarem essas  abordagens, aproximando o aluno das disciplinas. 

VEJA FOTOS DE AULAS PRÁTICAS

(Divulgação)

(Divulgação)

(Divulgação)

(Divulgação)

(Divulgação)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por