Rede wi-fi começa a ser instalada em escolas públicas de Minas; mais de 2 mil devem receber em 2024
Escola Estadual Padre Lebret, região de Venda Nova, em BH, teve sistema instalado nesta quarta
A instalação de equipamentos de rede de internet sem fio nas escolas estaduais de Minas começou nesta quarta-feira (6). Em Belo Horizonte, foi na Escola Estadual Padre Lebret, no bairro São João Batista, região de Venda Nova, que recebeu investimentos de R$ 27 mil do governo do Estado e faz parte do grupo de instituições que receberá o equipamento wirelss
A previsão é que de 2.127 mil escolas recebam a modernização do sistema wi-fi até outubro de 2024 proposta pelo projeto “Wi-fi nas Escolas”. De acordo com o governo, serão investidos R$ 65 milhões e cerca de 1,3 milhão de estudantes de todas as regiões de Minas serão beneficiados com a instalação de equipamentos wireless de alta tecnologia, fornecidos pela empresa chinesa Huawei.
A parceria foi fechada após a viagem do governador Romeu Zema à China, em novembro, em missão internacional para a atração de investimentos para Minas. Acompanhado da secretária de Estado de Educação em exercício, Geniana Faria, ele vistoriou, nesta quarta, a implementação do sistema wi-fi na Escola Estadual Padre Lebret.
Para garantir a eficiência da internet, o Wi-fi nas Escolas viabiliza a instalação de dispositivos de interconexão e pontos de acesso modernos e potentes que, posicionados estrategicamente, oferecem uma cobertura de qualidade.
O gerenciamento adequado dos dispositivos evita congestionamentos e garante um bom desempenho da rede, por meio de controle do número de dispositivos conectados simultaneamente, estabelecendo um limite máximo de dispositivos por ponto de acesso.
Além da velocidade, a maior segurança na navegação das instituições está entre os diferenciais da nova estrutura, que garante a privacidade dos usuários e proteção da rede contra acesso não autorizado.
Segurança
Também no sentido de proteção aos estudantes e docentes, o sistema possui filtros de conteúdo para evitar acesso a material inadequado ou potencialmente prejudicial.
O novo sistema wi-fi também contará com manutenção periódica dos equipamentos e uma infraestrutura adequada para suportar o funcionamento da rede sem fio, o que envolve ações de atualização de software, monitoramento da rede, solução de problemas técnicos e garantia de uma conexão estável e confiável para os usuários.
Leia mais: