na torcida

Tia acompanha sobrinha para 2º dia de provas do Enem: ‘fico até terminar para dar um incentivo’

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 20/11/2022 às 11:05.

Estudante Rosiane dos Santos e a tia Cleusa dos Santos (Raíssa Oliveira)

A estudante Rosiane dos Santos, de 19 anos, recebe o apoio da tia antes de entrar em um dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, na região Oeste de Belo Horizonte, neste domingo (20). As duas chegaram por volta das 10h30 para aguardar a abertura dos portões. 

Cleusa dos Santos, de 57, se disse orgulhosa da sobrinha. Para ela, o incentivo aos estudos é essencial. “Apoiá-la porque enquanto o jovem está tentando subir na vida. Temos que dar incentivo mesmo. Cheguei aqui cedo e fico até terminar”, conta. 

Já Rosiane afirma estar confiante para a prova. “Já é a terceira vez que faço o Enem. Estou ansiosa, mas confiante. Também estou tranquila para a prova de matemática”, afirma. 

A jovem que almeja entrar nos cursos de Biomedicina ou Odontologia, no entanto, avalia que o primeiro dia de provas, no domingo passado, foi “aterrorizante”. 

“Foi desesperador, tenso. O tema da redação foi mais o menos. Mas agora é focar no segundo dia”, disse. 

No primeiro dia de provas, os candidatos foram testados em questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação que teve como tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Neste domingo (20), a segunda etapa da avaliação traz 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza - física, química e biologia.

Horários 

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Saída sem caderno de questões: 15h30
Saída com caderno de questões: 18h
Término das provas: 18h30

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por